Sometimes you Need. Take what you Need.

21:07

Revendo alguns dos textos que fui partilhando com vocês aqui no blog, deparei-me que três deles são acerca do ano novo e sobre mudanças. Revendo a minha vida depois do ano novo, ou seja, mais ou menos durante dois meses, algumas são as mudanças que já posso apontar.
E foram tão simples de alcançar! Quando falamos em "Resoluções de Ano Novo", o pensamento voa sempre para grandes objectivos a atingir. Isso é óptimo, isso significa que pensamos grande. Mas por vezes pensar grande não significa chegarmos alto. O que quero dizer, é que por vezes as "Resoluções de Ano Novo" podem ter efeito contrário e por-nos para baixo, especialmente se as mesmas nos dão luta, não estão a ser cumpridas e nós falhamos. Isso significa muito provavelmente o aparecimento de um sentimentos negativo. Ou seja, uma vibração negativa que resumido é igual a inércia. Quem quer começar com dois passos para a frente, para depois dar três para trás? Talvez por vezes seja importante por para o lado essas metas duras e restritivas. Isto é tão simples como fazer uma omelete, mas por vezes nós não conseguimos perceber o que nos empurra para trás em vez de nos estar a guiar para a frente. E lá no fundo, é tão simples quanto isto: carga negativa nas nossas mentes. Se não conseguimos alcançar determinada coisa é porque não somos bons o suficiente. Talvez nós não somos o problema. Talvez o objectivo que traçámos, esse sim, seja inatingível. Não de todo, mas há que o repartir. Bom, bora lá deixar essas metas difíceis, expectativas elevadas e libertar o stresse que toda essa luta na nossa mente provoca e que muito provavelmente está a ocupar espaço para a felicidade. Há um tempo li algo que faz todo o sentido. Se amarmos apenas o nosso corpo quando ele está em perfeita forma é como apenas amar os nossos filhos, quando eles eram pequenos, e se portavam bem. Isto a propósito de que uma das principais resoluções (se não estou em erro, primeira ou segunda meta mais enumerada em todo o mundo) que as pessoas se propõem em cada início de ano é... Advinham? Exactamente! Perder peso! Ah... Eu sei que também estava na tua primeira! :) Mas o que acontece é que se traçam metas elevadas num curto espaço de tempo. Tudo para dizer que está na hora de parar de lutas e perceber que a felicidade está na aceitação e que esta vem de dentro. Dia após dia somos bombardeamos com imagens da perfeição. Que dizem de 2014 ser o ano de pararmos de nos comparar aos outros e perceber que " a aceitação do que é ", é a nova maneira de aliviar o stresse. Definir objectivos não tem nada de errado, muito pelo contrário. Mas há que pensar neles e dar-lhes a devida atenção. Se quisermos continuar a falar da perda de peso, por exemplo, uma meta mais fácil pode ser beber um smoothie verde todas as manhãs, durante 7 dias para nos tornarmos mais saudáveis. Perder peso seria o benefício e não a meta. Falo disso porque agora não se fala noutra coisa. É smoothies para lá, smoothies para cá. Mas para ser sincera, o meu sumo natural ao pequeno-almoço já é um habito que adquiri há muitos anos. E não tem que ser uma grande receita, ou dar muito trabalho. Fruta, leite magro ou leite de soja ou água fresca eram o meu segredo. Entretanto fui juntando outras coisas boas como chia, sementes de Goji, linhaça, etc. Pois é, cá em casa eu e a minha mãe somos fãs de produtos naturais, e portanto à sempre um armários cheio de tudo e mais alguma coisa que tenha benefícios (que por vezes não se vêem a olho nu e a curto prazo, mas que estão lá). Mas como vêem uma simples peça de fruta e algum liquido à mistura, são o suficiente para mudarmos e beneficiarmos o nosso interior. Ok, agora faço sumos de tudo e mais alguma coisa. Mas eu gosto. Gosto do sabor, da textura, e de como me sinto. E pensando bem, não sigo nenhum receita. Lei-o vários artigos e blogs e depois é por mãos à massa com o que encontrar no frigorífico. Tu, apenas tens de encontrar aquilo que para ti não custa a cumprir, aquilo com que te identificas, sendo saudável. Talvez um sumo natural não faça sentido para ti. O que faz então? Descobre.





Concluindo, quando o nosso objectivo de comer mais saudável está alinhado com os tais objectivos maiores, onde nos podemos sentir bem, a nossa probabilidade de sucesso vai ser maior. Simples, não? Podemos-nos virar também para o ramo profissional. Isto é, nem todos temos que ser doutorados, se não é isso que nos faz feliz. Apenas temos que ser criativos e seguir aquilo que nos faz sentir vivos diariamente. É claro que, com pés e cabeça. Uma carreira de sucesso envolve muita coisa. E qualquer coisa pode ser de sucesso, sem que seja algo com extrema posição na sociedade. Apenas descubram o que vos move e o que com o vosso empenho, foco e dedicação poderá fazer a diferença neste nosso mundo pequenino. Que tal 2014 ser o ano de nos rendermos a uma "vida mais fácil", isto é, sem resistência e com o comemorar de tudo o que ela, a vida, nos vai dando? Simplicidade, alegria, e criatividade talvez sejam palavras-chave.  Mas é engraçado que a minha vida já se rege assim há muito tempo. Ou melhor, tento-me reger desta forma. Encontro a felicidade nas coisas mais simples. A alegria contagia o meu dia e o dia de quem me rodeia (não sou eu que o digo, são vocês que me dizem a mim - o que me faz sentir que talvez esteja mesmo no melhor caminho). Apenas o teu sorriso pode mudar o teu dia e o dia de outra pessoa. O meu dia é cheio de sorrisos meus e por vezes irrita-me pessoas que não sabem que sorrir é de graça. E a criatividade está constantemente a ofuscar na minha cabeça (talvez a tenha que passar mais vezes para o papel e depois para a vida real). 




Bem, e depois de todo este sermão aos peixes (espero que não), eis as mudanças. Se antes acordava às sete horas da manhã e dava perfeitamente para chegar a tempo. Agora a minha rotina passa por acordar mais cedo ainda. Tempo para a minha rotina matinal. Tempo para cuidar de mim, sem stresses e com tempo para imprevistos. E como tal, diminuído ainda mais a probabilidade de stresse. Right? Faz sentido. Tempo para preparar o meu pequeno-almoço (a minha refeição preferida) e sentar-me para o poder comer calmamente. Tempo para apanhar o metro mais cedo e não ir tipo sardinha em lata. Tempo para, em vez de apanhar mais um transporte da estação de metro para a universidade, poder caminhar durante 10 minutos (tudo contribui para o exercício, e a tal manutenção/perda de peso - e tão simples). Tempo para chegar antes da aula começar e relaxar para mais uma manhã de aulas. Mas as mudanças não aconteceram só ao acordar. Quantas vezes dizia para mim própria que tinha que me deitar mais cedo? Missão cumprida neste momento. A desculpa de por vezes dizermos que precisávamos de mais tempo para fazer tudo o que temos a fazer, às vezes não passa mesmo disso. De uma desculpa. Afinal só temos que planear o nosso dia e deixar de deitar tempo para o lixo, fazendo coisas que espremidas não dão qualquer sumo e que afinal só nos fazem perdem tempo para coisas equivalentes a um...smoothie. E activos, são o que eu chamo aos meus dias aqui. Actividades atrás de actividades e todas elas me dão uma satisfação pessoal enorme. O ginásio também começou a fazer parte da rotina, e se não há tempo para o inserir no esquema do dia, há espaço em casa para exercitar. Mas quanto ao plano que defini para mim em termos de exercícios poderá ficar para outro post, porque este já vai logo e já dará muito em que pensar. Apenas encontrem o que vos satisfaz pessoalmente e profissionalmente. O que vos satisfaz a vocês. Vocês. Não é porque se se adapta bem a mim, ou à vizinha, ou aquela rapariguinha onde podes estudar o capítulo dos músculos na cadeira de anatomia, que se vai dar bom resultado em ti. Porque para dar bom resultado a mente tem de estar fluída e desobstruída. Nada de barreiras e com isto voltamos ao início deste post. Simples.  


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

https://www.facebook.com/dailydianasalazar

Flickr Images