O Canada aos teus pe's | CN Tower.

23:00


Dia 3 de Janeiro. Dia de frio e neve por todo lado mas com o sol a brilhar. Dia perfeito para se me ir perder em mais uma atrac,cao da cidade. E a "principal imagem de marca" de Toronto. CN Tower.
Ela ve^-se quase por toda a cidade. Ela e' o nosso ponto de refere^ncia. E' ela que nos orienta. Ela durante o dia e' relembrada pela sua enormidade, mas durante a noite ela peca pelas suas luzes - Meus Deus, e' lindo de se ver durante a noite! (Alias, esta' cidade prega-me literalmente ao chão durante a noite). Ela e' assustadora para quem se põe debaixo dela. E assusta quem entra e se digna a subir os seus 553,33 metros. E resumindo. Foi perder o medo, subir por um elevador de janelas e pasmar de boca aberta. Primeiro digo-vos ja' que o elevador e' rapidissimo. De um momento para o outro so' vemos formigas la' em baixo. A mim pareceu-me que num abrir e chegar de olhos subi e desci aquela enormidade. Bom. Se ja' no elevador pudeste ficar pasmado, neste momento e' so' saíres e desfrutares de paisagens absolutamente lindíssimas. Canada aos meus pe's. Nesse momento e' so' andares em roda para puderes ver a paisagem a mudar. Lado Norte, Sul, Este, Oeste. Podes perder horas colado ao vidro  s'o a admirar e a tentares descobrir onde fica o que^. Amei ver o lago, toda a neve, todas as construções arrepiastes, os caminhos de ferro,... Apenas uma coisa que me deixou a pensar... Mas talvez por ser Inverno. Vegetação. Nenhuma. So' prédios e prédios e a certo momento uma paisagem que se torna castanha e faz lembrar uma cidade "betao". E' este o nome que me vem 'a cabeça. Mas acredito que no Outono, Primavera ou Verão, se subir outra vez, irei ter outra perspectiva. Afinal Toronto também e' conhecido por parecer estar dentro de uma floresta, onde as 'arvores com as suas folhas de todas as cores dao alegria 'a cidade. Fica a promessa de regressar. A visita ainda nao acabou. E' altura de descer um andar, dar de caras com alguma informação acerca da Torre e de outra construções do genero pelo mundo fora e... por-nos em cima de um chão de vidro e olhar la' para baixo. A-R-R-E-P-I-A-N-T-E. Nao aconselho a quem tremer das pernas. :) Ainda havia mais altura a subir (Sky Pod), o problema e' que ainda era mais dinheirinho para despender por isso ficou para uma próxima. O que ficou para uma próxima também foi subir a torre, amarrar um cintos 'a cintura e tudo mais e atravessar a torre do lado de fora. Estão a imaginar a adrenalina. CN Tower, espera-me. Tempo de verão e dinheiro no bolso sao dois elementos essenciais para puder por esta loucura em pra'tica. Vamos la' ver se depois me aguento das canetas! Mas que gostava de o fazer gostava. Visita que e' visita também se pode completar com um almoço ou jantar na Torre. Sentar e puder desfrutar de vários sabores com Toronto ao nosso redor deve ser de se lhe tirar o chapéu mas talvez numa próxima ida, mas durante a noite. Porque se arrepia durante o dia, nao sei o que vai provocar puder ver tudo isto quando a noite cai em Toronto e toda a cidade fica iluminada com a sua magia. Um dia. 






















Cooltura
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Torre CN, localizada em TorontoOntarioCanadá é uma torre turística e de comunicações que tem 553,33 metros (1,815 pés) de altura, sendo a segunda maior torre do mundo. Ultrapassou a Torre Ostankino em 1975 quando sua construção foi concluída e foi declarada a estrutura mais alta do mundo. Em 12 de Setembro de 2007 após ser detentora do título por 32 anos, a Torre CN foi ultrapassada em altura pelo edifício, que na época ainda estava em construção, Burj Khalifa. Ela é o principal cartão postal de Toronto, atraindo mais de dois milhões de visitantes anualmente.
CN refere-se originalmente a Canadian National, a companhia ferroviária que construíu a torre. Privatizada em 1995, a nova administração da companhia decidiu se desfazer de qualquer propriedade que não estivesse relacionada com o setor ferroviário. Com isto, a posse da Torre CN foi transferida para a Canada Lands Company, uma companhia do governo canadense. A torre já era popularmente conhecida como CN Tower, e o governo, que queria remover o nome da empresa ferroviária da torre, mas para manter o acrônimo intacto, mudou o seu nome para Canada's National Tower.
O conceito de construção da Torre CN foi proposto em 1968 pela Canadian National Railway para resolver constantes problemas de comunicações que aconteciam devido à construção de prédios earranha-céus cada vez mais altos no centro da cidade, e para mostrar a força da indústria canadense, e a da CN em particular. O plano evoluiu nos anos seguintes, até que em 1972 o projeto tornou-se oficial. A torre faria parte do Metro Centre, uma grande estação Ferroviária em construção fora da cidade. Nas equipas que participaram estavam a John Andrews Architects em associação com a WZMH Architects; Webb, Zerafa, Menkes, Housden como Arquitetos auxiliares; e a Fundação de Construção Civil e Canron (Eastern Structural Division).
Na época, Toronto era uma "cidade explosiva", no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 tinha-se notado a construção de inúmeros grandes prédios no centro. A radiodifusão no centro da cidade ficou muito difícil, devido às reflexões fora dos edifícios. A única solução seria instalar as antenas acima dos edifícios, exigindo uma torre de 300 metros (984 pés) de altura. Além disso, naquela época a maioria das comunicações de dados ocorreu por transmissão de microondas, cujas antenas foram colocadas nos telhados de grandes edifícios. Com um novo arranha-céu construído a cada ano no centro econômico da cidade, os links de microondas já não eram possíveis. A Torre CN é destinada ao aluguer das suas antenas para transmissão de sinais, cobrindo praticamente qualquer construção na grande Toronto. A Torre CN pode ser vista de lugares tão distantes como a Gamble Street, em Richmond Hill, Ontário, a aproximadamente 30 quilômetros ao norte, e de vários pontos da costa sul do Lago Ontário, a 48 quilômetros ao sul.
A construção da Torre CN iniciou-se no dia 10 de fevereiro de 1973 com massivas escavações para a fundação da base da torre. Quando foi completada, 56,000 toneladas de lixo e terra foram removidos de 15 metros de profundidade, e a base incorporou 7,000 metros cúbicos de concreto com 450 toneladas de barras de ferro e 36 toneladas de cabos de aço construídos para uma espessura de 6,7 metros. Esta parte da construção foi bastante rápida, com apenas quatro meses necessários entre o início da construção da base até ser concluído para iniciar a construção vertical.
Foi utilizado um betao especial de alta qualidade misturado com água, tornando-se um molde maciço, sendo usado como elemento para a construção da base da torre. Enquanto o betao ia endurecendo, a estrutura ia se elevando, a base de betao ia diminuindo e a torre ia sendo suportada por prensas hidráulicas. Com essa técnica, a torre subia 6 metros por dia. O betao ia sendo derramado continuamente por uma equipa de 1.532 pessoas até 22 de fevereiro de 1974, durante o qual ela já havia se tornado a estrutura mais alta do Canadá, ultrapassando a recém-construídaInco Superstack que usou métodos semelhantes em sua realização. No total, a torre contém 40,500 metros cúbicos de betao. Um desafio existente foram os esforços necessários para que a torre não se inclinasse, ou sofresse torção. Além de ser construída com alta precisão do prumo, instrumentos ópticos foram utilizados, fazendo as medidas a cada duas horas. O resultado foi uma torre com um desvio apenas de 29 mm do prumo.
Em agosto do mesmo ano, a construção do nível principal começou. Utilizando 45 prensas hidráulicas anexados a cabos strung de uma coroa temporária de aço ancorada ao topo da torre, doze gigantes braçadeiras carregadas de aço e madeira foram levantadas lentamente, levando cerca de uma semana para chegarem até a sua posição final. Esses materiais não foram utilizados apenas para criar as braçadeiras que suportaram o nível principal, mas também como uma base para a construção do próprio nível principal. O Sky Pod foi construído em betao derramado em uma moldura de madeira e, em seguida, reforçado com uma grande compressão siderúrgica em seu exterior.
antena foi projetada para ser levantada originalmente por um guindaste, mas durante a construção do helicóptero Sikorsky S-64 Skycrane, o exército dos Estados Unidos disponibilizou sua venda a operadores civis. O helicóptero, chamado de "Olga", foi utilizado pela primeira vez para posicionar a grua no observatório. Depois, foi utilizado para colocar as 39 seções da antena localizadas no topo, sendo que a seção mais pesada possuia 8 toneladas. O uso do helicóptero adiantou em várias semanas a construção, de seis meses para três semanas e meia. A torre foi concluída em 2 de abril de 1975, após 26 meses de construção, obtendo oficialmente o recorde de altura da Torre Ostankino em Moscou, e elevando a massa total para 118,000 toneladas.









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