C a v a l c a d e - o f - L i g h t s - F e s t i v a l - i n - T o r o n t o

00:08


Ufa, hoje o dia começou bem cedo e acabou bem tarde, mas foi por (várias) boas causas. Bom, conseguem imaginar dois edifícios um ao lado um do outro, os dois em forma de meio circulo, fazendo quase um circulo perfeito? Conseguem imaginar, a sua enormidade? (Pois, porque aqui todos os prédios são enormes!!) Agora imaginem que esses mesmos edifícios apenas tem janelas de um dos lado, no lado côncavo. Agora imagem só mais uma coisa, Queima das Fitas a abarrotar, mas com uma pista de gelo no meio e esses tais prédios de um dos lados e uma árvore de Natal enorme. Pois é, não é a Queima das Fitas mas é o Cavalcade of Lights em Toronto. Fantástico!


Não vou mentir. O frio era muito, muito, muito. Ele era tanto que os meus pés começaram a congelar! (Eu realmente preciso de umas boas botas e de um casaco urgentemente). Nem todos aqueles milhares de pessoas à minha volta foram capazes de me aquecer. Estava tudo para o mesmo, olhos postos no evento, mas ninguém se esqueceu dos cachecóis, luvas, gorros, casacos e das botas. O vapor de ar fazia-se aparecer no ar mas ninguém arredou pé. E valeu mesmo a pena. Tempo houve para ouvir as tradicionais musicas natalícias, patinar no gelo (no meu caso, ver patinar no gelo), contar decrescente para as luzes serem acesas e finalmente, ver aquele maravilhoso fogo de artificio e espectáculo de luzes. Pois, porque o evento continuou, mas eu tive de arredar pé. Não tivesse eu um jantar marcado, em casa do Allen! O que quer dizer que: bora comer tufo, carne de porco, brócolos, nachos com molho de abocato e cebola. Bora! Porque depois de tanta hora ao frio, a tremer, a sentir os pés e as boxexas a congelar, correr para apanhar metros e autocarros, furar entre as pessoas, nada podia saber melhor do que sentar e comer uma comidinha diferente. E deliciosa que estava. Thanks Allen! Estás de parabéns! Obrigado também aos restantes por me fazerem rir alto, rir à gargalhada! Pois é, isto quando uma pessoa se junta, eles são aos pontapés de países. Melhor dizendo, hoje Portugal partilhou a mesa com o Taiwan, com a Venezuelana, com o Japão, com o México, com a Alemanha e se não estou em erro, com algo mais que não me recordo. Mais uma vez a riqueza cultural esteve presente e para meu orgulho, foi mais um momento para enriquecer este meu cérebro que, sem dúvida, em Portugal não iria sair da cepa torta. Uma das muitas coisas que aprendi hoje, foi que todos os restaurantes de sushi em Portugal são uns valentes mentirosos! Sushi que é sushi é no Japão. Nem os Japoneses sabem o nome daquilo que comemos na Europa. Eu chamo uma invenção Europeia. Talvez vos consiga mostrar uns pratos tradicionais do Japão nuns postes mais à frente, para vocês verem o que realmente se come lá. Mas bom, bom era mesmo ir lá e ver, e cheirar, e provar. Que é como quem diz fazer o gosto aos olhos e à barriga. E não é que essa viagem já esteve mais longe? Thanks Ai, pelo convite. Prometo que te levo a comer bacalhau em Portugal. eheh :)

Resumindo e concluindo foi um excelente dia. A partilha não se ficou só pelo jantar. Durante o evento das luzes foi tempo de estar com Brasileiros, Russos, Venezuelanos e Árabes. Excelente, não? Foi mesmo um espectáculo lindo, lindo, lindo. Aqui quando acontece, acontece em grande. Tudo parece mágico, tudo parece enorme. É um misto de sentimentos olhar para cima e ver aquele fogo, aquelas misturas de cores, os brilhos, os laseres, e tudo coordenado com a música. Ouvir os aplausos, os Ohh!! Ahhh!! Uaaau!! Em cada momento destes, que me faz acreditar que estou mesmo longe de Portugal, eu só queria ter-vos aqui, porque da maneira que vos conheço, sei que ia amar também. 

[Só mesmo um à parte e para verem que aqui temos de ter cuidado com o que se diz. É. Porque uma pessoa pensa que pode falar o que lhe apetece na sua língua, "à e tal ninguém percebe", "oh então quem é que vai perceber? Então eu tenho um Chinês, um Japonês, um Russo, um Ucraniano, um Africano, um Tailandês...hum deixei-me cá ver...quantas línguas se falam no mundo? É que eu acho que aqui há de tudo!!, mas alguém me vai perceber, agora? Toca lá a dizer o que vai na alma!!". Pois é meus amigos. E eu já fiz isso várias vezes. Mas se não queres levar um abronho, é melhor que deixes esses pensamentos descansarem em pás na tua alma. Vá, não se entusiasmem, porque não fiz nenhum disparate! Já estavam a pensar..."Ah e tal ela tem pancada, já fez das dela!". Nada disso! Então o episódio foi o seguinte. Eis que a meio do evento aparece Rob Ford (Mayor of Toronto), o tal que admite que de vez em quando dá umas "senifadelas" naquilo que é branco e faz rir. E eis que alguém ao meu lado, grita "Eu quando fô grandji querô sê como você!". Ora pois, advinharam! Quem estava ao meu lado era um grupo de Brasileiros. Eu ouvi, virei-me e ri-me a par com eles. Eis que naquele instante, o rapaz estanca, olha muito sério para mim, com aquele ar de Oi? Ei? Hum? Quê?. "Você entendeu o que eu djisi?". E sem parar de rir lá lhe confessei, "Eu entendi, sou Portuguesa!" E pronto, toca todo o mundo a rir. Isso é uma situação caricata, mas que nos fez mais uma vez pensar, que não podemos arriscar em dizer nadica de nada que prejudique alguém.]

Bom, foi só um a parte. :) É difícil explicar por palavras aquilo que só se pode ver e sentir no momento. Quando não sabemos o que vem a seguir, e de repente um estoiro acontece e Toronto fica mais iluminado e cheio de cor e brilho. Nada melhor que ver e ouvir. [Depois colocarei mais fotos acerca do evento. Existem fotos lindíssimas, que quero partilhar com vocês.]

C O O L T U R A 
.......................................................................................................................

Cavalcade of Lights no Nathan Phillips Square tem uma impressionante história de 47 anos em Toronto. O evento foi criado em 1967 para apresentar o recém-construído Toronto City Hall e Nathan Phillips Square. Este evento festivo é realizado tradicionalmente no último fim de semana de Novembro para o pontapé de saída da temporada de férias com a iluminação oficial da Square e da árvore de Natal gigante. A apresentação da iluminação no Nathan Phillips Square é uma tradição do feriado de 47 anos com a árvore de Natal oficial e mais de 300 mil luzes de LED com eficiência energética que brilham desde o anoitecer até 11:00 todas as noites durante toda a temporada de férias.

Este ano, o evento teve lugar hoje, dia que marca o início oficial da temporada de férias em Toronto. O evento contou como em todos os anos com a iluminação da árvore de Natal oficial do Toronto, apresentações de alguns dos maiores talentos musicais do Canadá , um brilhante show de fogo de artificio e uma festa de patinagem no Nathan Phillips Square. É considerado uma tradição do feriado em Toronto. A noite iniciou com apresentações de pop - Tyler Shaw, Rising Star Partículas frio, premiado R & B e cantor de soul Divine Brown e vencedor do Grammy Carvin Winans . Houve também lugar para um concerto ao vivo com a artista electro-pop Diamond Rings seguindo-se a abertura festa na pista de patinação com o DJ Dunga sob o brilho de milhares de luzes em Nathan Phillips Square.


Fireworks Cavalcade of Lights - Toronto 2009











You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

https://www.facebook.com/dailydianasalazar

Flickr Images