Black. What? B L A C K - F R I N D A Y

20:05

T O R O N T O | B L A C K |  F R I D A Y 

E eles eram sacos, sacolas e saquetas. Caixotes, e prendas. Era uma, duas, três, e uma data delas em cada mão. As sacas. Cada uma da sua marca. Cada uma com seu tamanho. Cada uma com a sua cor. Era roupa, era sapatos, era acessórios, era electrodomésticos, e mais que se lembrem. Era assim que eles, os cidadãos de Toronto, passaram hoje por mim, em cada minuto.
Eles eram nos corredores do centros comerciais (ou melhor, num dos centros, porque eu cá só fui a um), nas filas para os provadores, nas filas para as caixas registadoras. Eles eram no metro, nos passeios, nas passadeiras, nos autocarros. Eram por toda a parte. Eles são os cidadãos de Toronto e hoje era o dia em que o comercio promove mais consumo. Promove a falta. Promove a necessidade. Promove a compra e mais compra de tudo e mais alguma coisa. E eles lá foram e houve quem passasse a noite à porta ou quem chegasse bem cedinho. Porque hoje tudo abriu às 6am! E eis que hoje era sexta-feira, mas não uma sexta-feira qualquer. "T.G.I.B.F" BLACK FRIDAY!! Das minhas queridas amigas, sei eu bem quem amava cá estar! 

Eu cá fiquei na caminha, porque não há muita paciência para tanta confusão e principalmente não há dinheiro. Porque se houvesse, talvez a paciência fosse outra. :) Eu creio que sim. Ao meio da tarde, houve tempo de dar um pulo a um centro comercial, mas tive o cuidado de escolher um dos mais pequenos. Com menos confusão e probabilidade de se cair em tentação. O melhor mesmo é ir sem dinheiro na carteira e com os cartões de crédito bloqueados. :) Happy Black Friday. 


Black Friday é um termo criado pelo comercio nos Estados Unidos para designar a acção de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de Novembro após o feriado de Acção de Graças.
Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento. Alguns anos depois, Black Friday era o nome usado pelos comerciantes para indicar o período de maior lucro e desde então é a data mais agitada do comercio no país. No dia do evento muitas lojas abrem portas bastante cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair maior número de consumidores e oferecer os menores preços. Milhares de pessoas aguardam a abertura das mesmas, fazendo filas enormes à porta das lojas. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, muitos consumidores consideram os descontos oferecidos mais atractivos do que os natalícios. A ideia já vem a ser adoptada por outros países e já desde o ano passado chegou ao Canadá. Mas para além deste, a Austrália, o Reino UnidoPortugalParaguai e Brasil, também já foram outros países atingidos pela febre do consumismo. 



E A T O N - C E N T R E - Vídeo 

A tradicional liquidação americana, aos poucos vai invadindo o Canadá, e como já referi aconteceu hoje. O evento marca o início da temporada de vendas natalícias, quando as lojas derrubam os preços dos produtos em stock para abrir espaço para as novas coleções.
Em Toronto, vários shoppings e lojas tradicionais (como The Bay, Marshalls e Best Buy) ofereceram descontos podiam chegar até 80%, dependendo do produto. Algumas das lojas, inclusive, já tinham começado as liquidações. Marcas como GAP, H&M e Old Navy estão com descontos que vão de 20% a 60%. Essa estratégia de antecipar a queima de stock foi adoptada por algumas redes para evitar a perda do público canadense para os vizinhos americanos, onde os produtos são, em média, 20% mais baratos.
Depois do sucesso do Black Friday 2012, no Canadá, os comerciantes aumentaram a aposta, com mais lojas que oferecem mais negócios e abertura de mais horas para manter os clientes perto de casa novamente este ano.
















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