C e l e b r a c i ó n d e l d í a d e l o s m u e r t o s

21:08

Toronto anuncia e nós partimos à descoberta. Este fim de semana foi tempo de nos dirigir-mos ao Wychwoods Barns Farmers' Market, para conhecer um pouco da cultura Mexicana. Pessoas de todas as culturas, muitos Mexicanos (como era de esperar), comida mexicana (e como não podia faltar, farturas e churros!!), acessórios, caveiras, música, rituais, venda de artigos variados, assim estava preenchido o mercado. 


Depois de ver tudo aquilo, apenas pude sentir que estou um bocadinho mais rica. Adorei conhecer a cultura, e mais em pormenor a maneira como festejam este dia. Muito diferente do nosso país. 

A cada dia, Toronto, dá-me mais uma oportunidade de estar ligada ao Mundo e isso dá-me uma sensação de preenchimento. Mais um dia bastante rico nesta enorme cidade, poderei até dizer neste mini-mundo. Afinal que cultura não vive aqui?

U M P O U C O D E C U L T U R A
......................................................................................

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países daAmérica Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus familiares. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, e os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.



Para quem quiser conhecer um pouco do ritual, aqui fica: 


























You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

https://www.facebook.com/dailydianasalazar

Flickr Images